sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A guerra nazi... Pela saúde

“Você tem o dever de estar saudável”

“Quantos de nós sabemos que os prisioneiros de Dachau produziram mel orgânico? Ou que os agentes de saúde nazistas lançaram a campanha anti-cigarro mais poderosa do mundo? Quantos de nós sabemos que a guerra dos nazistas contra o câncer era a mais agressiva no mundo?”
Estas reivindicações são feitas por Robert Proctor, um professor de História da Ciência da universidade do estado da Pensilvânia, em seu livro “The Nazi War on Cancer”.

A guerra nazista contra o câncer

“Os nutricionistas nazistas destacaram a importância de uma dieta isenta de corantes e de conservantes petroquímicos; os agentes de saúde nazistas realçaram as virtudes do pão integral (Vollkornbrot) e dos alimentos ricos em vitaminas e fibras. Muitos nazistas eram ambientalistas e muitos eram vegetarianos. A proteção das espécies era uma preocupação constante, tal como o bem-estar dos animais.”
Eles também informaram as mulheres sobre a importância do auto-exame da mama (Selbstbrustuntersuchung) e introduziam exames de raio-x para reduzir a taxa de câncer de mama na população alemã.
Campanha anti-tabaco
E foi na Alemanha, no final da década de 30, que o caráter de dependência (vício) do tabaco foi primeiramente descrito.
Os médicos alemães, como alguns hoje em dia, ousaram mesmo a desafiar a indústria de tabaco nacional, uma importante entidade econômica antes e durante a guerra. Por exemplo, logo em 1929, Fritz Lickint publicou dados que ligavam o câncer dos pulmões aos cigarros. Em 1939 publicou o “Tabak und Organismus” (tabaco e o organismo), um tratado de 1.100 páginas produzido em colaboração com o “Comitê do Reich para o esforço contra as drogas adictivas” e a “Liga Alemã Anti-tabaco”.
Lickint indicou não apenas que o tabaco era a causa do câncer ao longo do Rauchstrasse (“caminho do fumo”, ou seja, lábios, língua, boca, esôfago, traquéia e pulmões), como também uma causa de arteriosclerose. Ele mesmo etiquetou o Passivrauchen ( "fumo passivo") um perigo grave para os não-fumantes.
O primeiro Campo de Concentração nazista, Dachau, “vangloriou-se eventualmente como a maior estação de pesquisa médico-botânica no mundo, com 1.000 prisioneiros cultivando, secando e empacotando ervas medicinais e especiarias de 200 acres tediosamente cultivados, que produziram quase todos os temperos do exército durante a guerra.”
“Os judeus não foram ditos ser mais ou menos propensos ao câncer; os judeus foram ditos igualmente serem os provedores do câncer, em variadas maneiras. A conferência de 1941 que comemorou a fundação do “Instituto anti-tabaco” (na cidade de Jena)… responsabilizou os judeus de terem introduzindo o tabaco na Alemanha, e os judeus foram acusados pela dominação dos centros de importação do tabaco em Amsterdã. Os judeus foram indicados igualmente de negociar outros produtos perigosos. Hugo Kleine, em um popular livro de nutrição, responsabilizou os ‘especiais interesses capitalistas’ e as ‘meio-mulheres judias masculinizadas’ pela deterioração dos alimentos alemães, com o câncer como conseqüência.”
“Você tem o dever de estar saudável.”
O partido nazista proibiu o uso do cigarro em muitos lugares públicos.

"Você tem o dever de estar saudável"
O ato de fumar era visto como um vício de africanos degenerados, explorando o racismo de modo que os alemães parassem de fumar.
A política nazista era "Du hast die Pflicht gesund zu sein für Volk und Staat" – pela Nação e pelo Estado, você tem o dever de estar saudável. Este foi também o “mote do ano” da Juventude Hitlerista (HJ), em 1942.
FONTE: www.nsm88.org
Fonte

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Encontro de blogs nacionalistas




Está agendado para dia 29 de Novembro(sábado) um encontro de blogs nacionalistas, uma ideia de Alma Pátria, vai ser um encontro com o objectivo de trocar conhecimentos e experiências, mas também de convivio na região de Coimbra.

Interessados não se acanhem!

vão ao blog Alma pátria ou mandem um email para vitorramalho1@gmail.com

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Druidismo

"Como definir uma religião que é, antes de tudo, uma religião antiga extinta há vários séculos? Sem dúvida que só se pode encarar uma resposta a uma tal questão decidindo comparar esta a uma outra forma de religião que conhecemos melhor. Foi o que se fez graças essencialmente aos avanços fundamentais trazidos por Georges Dumézil respeitantes ao estudo da organização social e religiosa dos Indo-Europeus. É, com efeito, neste quadro que a religião céltica deve ser encarada. Os Celtas são, com os Indianos, o povo que parece ter mantido, durante um período mais longo, um quadro social tipicamente indo-europeu baseado sobre a tripartição funcional, mas, também e sobretudo, parece ter sabido conservar uma classe sacerdotal dominante, os brâmanes na Índia e os druidas por todo o lado onde os Celtas se implantaram. Os Celtas partilham ainda com a Índia um sistema de governo que divide o poder em dois, a autoridade espiritual, representada pelo druida, e o poder temporal, representado pelo rei. Certamente, esta concepção encontra-se em todos os povos de origem indo-europeia, mas na maior parte das vezes ela ficou apenas como ideal teórico, enquanto que na Irlanda, por exemplo, esta organização ficou viva até ao século IV da nossa era. Desde então, a religião céltica não pode ser concebida fora da classe sacerdotal dos druidas. Estes eram, de algum modo, a própria religião. Ao mesmo tempo, padres, sacrificadores, professores, adivinhos, médicos, genealogistas, músicos, poetas, arquitectos, todas as funções sagradas lhes eram entregues. Eram deuses descidos entre os homens e o seu papel era manter o equilíbrio da criação até que o fogo e a água reinassem de novo sozinhos.
inline imageQual foi a origem do druidismo? É preciso primeiramente excluir todas as hipóteses respeitando uma possível continuação de um xamanismo neolítico, misturado a um corpo de doutrina indo-europeia e analisarmos o que os próprios druidas nos deixaram saber acerca da sua 'proveniência'.
Na narrativa de A Batalha de Mag Tured, é dito que:
"Os Tuatha De Dannan estavam nas ilhas ao Norte do Mundo, ensinando a ciência e a magia, o druidismo, a sabedoria e a arte. E ultrapassaram todos os sábios das artes do paganismo."
Estas ilhas são quatro, e em cada uma delas vivia um druida que reinava numa cidade, Morfesae em falias, Esras em Gorias, Uiscias em Findias e Semias em Murias. Destas ilhas foram levados os talismãs dos principais deuses irlandeses. Além disso, César informa-nos que a doutrina dos druidas "foi elaborada na Bretanha e, daí, pensa-se, foi levada para a Gáulia; e hoje ainda, a maior parte dos que querem conhecer melhor esta doutrina, têm de ir lá para a aprender."
Numerosos autores relatam, além disso, narrativas maravilhosas sobre as ilhas, não longe das costas gaulesas e bretãs, o que a mitologia irlandesa assinala dizendo-nos que certos heróis iam aperfeiçoar-se na Escócia. Cuchulainn trará dali rudimentos de magia e, em geral, esta estada nas terras setentrionais reveste um carácter iniciático.
A propósito das narrativas relatadas por autores gregos, a de Plutarco relativa à ilha de Ogígia é das mais interessantes. Com efeito, o sábio grego fala desta ilha com aquela onde dormiria Cronos. Ora, na interpretação grega, Cronos é o Dis Pater gaulês, deus dos mortos, pai de todos os vivos, tal como o Dagda irlandês, que é dito Eochaid Ollathir, 'pai poderoso', cuja moca mata por uma ponta neste mundo e pela outra ressuscita no Outro Mundo.
O Dagda, que é o deus-druida, o deus dos druidas, não é logicamente aquele para quem os druidas se deviam virar a fim de aprofundar os seus conhecimentos?
Não seria preciso, com certeza, confundir as ilhas míticas e as ilhas bem reais que serviram de santuários sagrados e onde os druidas iam aperfeiçoar o seu saber, mas todavia, quando queremos estudar o mito não é necessário ter medo de reconhecer a sua plena realidade. As ilhas do Norte do Mundo não pertencem ao nosso mundo e é inútil querer situá-las geograficamente, tão inútil como tentar encontrar sobre a Terra o monte Meru da tradição indiana. As ilhas reais, que foram lugares de cultura, são imagens, actualizações de qualquer espécie, das ilhas donde provêm os mais altos conhecimentos. Todavia, tal como o Meru e Tule, cujo simbolismo é bem próximo, as ilhas míticas dos Celtas estão situadas ao Norte, ou a Oeste, o que para os Celtas é o mesmo (...). Esta situação lembra que os sítios míticos são concebidos como centros ou pólos, donde provêm os seres primordiais e o seu saber."- Tierry Jolif, Mitologia Céltica, Hugin, 2004

A crise

Lucros do Grupo Santander sobem 5,5% para 6,9 mil milhões
Os lucros do Grupo Santander aumentaram 5,5%, de Janeiro até Setembro deste ano, para os 6,9 mil milhões de euros, valor que compara com os 6,5 mil milhões obtidos em igual período do ano passado. Já o resultado atribuído, em Portugal, ao Santander Totta aumentou 5% para os 411 milhões euros, no mesmo período em análise, anunciou o grupo em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Mais: http://diario.iol.pt/economia/santan...6818-4058.html

CaixaBI prevê lucros de 350,7 milhões de euros para o BES
28 Outubro 2008 11:15
O Banco Espírito Santo (BES), que vai apresentar amanhã as contas dos primeiros nove meses, deverá registar resultados líquidos de 350,7 milhões de euros, segundo as estimativas do CaixaBI. Este valor representa uma quebra de mais de 28% face ao mesmo período do ano passado.
http://www.jornaldenegocios.pt/index...NEWS&id=338074

Lucros da BP crescem 83% com aumento dos preços do petróleo
28 Outubro 2008 08:28
A BP anunciou que os lucros do terceiro trimestre aumentaram 83%, numa altura em que o petróleo atingiu valores recorde e o gás natural viu os preços aumentarem.
http://www.jornaldenegocios.pt/index...NEWS&id=338032

Galp Energia terá lucros de 127 milhões no terceiro trimestre
23 Outubro 2008 11:21
O CaixaBI prevê que a Galp Energia apresente, a 12 de Novembro, resultados líquidos de 127 milhões de euros, referentes ao terceiro trimestre. É um aumento de quase 40%, face ao período homólogo, mas no acumulado, nos nove meses, a variação é negativa em cerca de 9%.
http://www.jornaldenegocios.pt/index...NEWS&id=337344

Sabadell aumenta lucros em 80% no trimestre
23 Outubro 2008 08:50
O Banco Sabadell, parceiro do Banco Comercial Português, anunciou hoje que aumentou os lucros do terceiro trimestre em 80% depois de ter vendido activos. No acumulado dos nove meses, os números ficaram aquém do esperado.
http://www.jornaldenegocios.pt/index...NEWS&id=337300

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Tentativa de justiça popular em São João da Pesqueira

Tudo terá começado na noite de sábado com uma agressão . Algumas dezenas de pessoas estão concentradas à porta de uma casa onde está refugiado um estudante que este sábado terá agredido uma pessoa, após uma troca de palavras. «Pretendem fazer justiça popular», disse ao PortugalDiário fonte da GNR.

«Um PALOP que estuda na [escola profissional de S. João da] Pesqueira terá agredido um senhor no sábado à noite e agora há alguma população que se está a aglomerar e quererão fazer justiça com as próprias mãos. Mas já estão lá várias patrulhas e as coisas estão calmas», explicou, o alferes Brito, comandante de destacamento, dando conta que estão no local 14 militares da GNR.

Segundo o responsável, cerca das 21:00, «encontravam-se cerca de 20 pessoas» à porta de uma casa onde o estudante se terá refugiado e que será «residência dele ou de outros colegas».

Apesar de ter tido a informação de uma agressão no sábado à noite, o responsável da GNR apontou que não foi apresentada qualquer queixa às autoridades sobre esse caso e que ainda estão a ser recolhidas mais informações sobre o que terá originado esta altercação popular.

O PortugalDiário tentou apurar junto de duas corporações de bombeiros locais se houve registo do transporte de algum ferido na noite de sábado ou durante este domingo. Mas a resposta foi negativa. A mesma resposta foi dada por uma fonte do centro de saúde local.

«Mais pessoas»

Uma testemunha no local, que preferiu não ser identificada, disse ao PortugalDiário, pouco antes das 22:00, que no local estariam já «umas cinquenta pessoas», algumas delas «com paus».

A casa, onde disse viverem estudantes de países PALOP e ainda imigrantes ucranianos, estará a ser guardada pelos elementos da GNR.

Apesar de dizer que o «ambiente está calmo», essa testemunha referiu que a população continua à espera que «os estudantes africanos saíam».

http://diario.iol.pt/sociedade/justi...1302-4071.html

(Ao fim de um mes estou de volta) Caso Skinheads por Pacheco Pereira

E JÁ AGORA PARA FAZER SUBIR PELAS PAREDES A MESMA TURBA




«Não posso deixar de considerar mais uma vez excessivo o modo como o nosso sistema judicial penaliza os crimes reais, hipotéticos ou mesmo de opinião, que em democracia não são crimes, da extrema-direita. Já não é a primeira vez que tal se nota, numa desproporção enorme entre o modo como juízes e procuradores se atiram para os crimes da extrema-direita, e tratam com penas leves ou nenhumas, crimes de sangue, violência, violações, assaltos à mão armada, etc. Entre as penas possíveis a aplicar aos crimes do grupo de skins que foi julgado (dou de barato que haja crimes, embora tenha a maior das dúvidas sobre uma polícia que apresenta como despojos de uma busca bandeiras e símbolos nazis, que eu também desconhecia ser um crime possuir, e que, já digo publicamente, também tenho no meu arquivo), parece sempre escolher-se a mais dura, mesmo quando o bom senso exigiria outra ponderação.

As ideias de Mário Machado matam, tenho poucas dúvidas sobre isso, Mas também as minhas há trinta anos matavam, as de Mário Soares, na sua juventude, matavam, as de vários membros do governo actual e de altos responsáveis da magistratura, de empresas, da comunicação social, matavam também. E as de muita gente hoje, que em Portugal passa por ser pacífica e que ninguém vê com os mesmos olhos com que vê os skins e os nazis, matam hoje mesmo, na Colômbia, na América Latina em geral, em África, na Ásia e mesmo na Europa, no país nosso vizinho, Ou pensam que a apologia da violência é um exclusivo da extrema direita e que a extrema-esquerda são uns pacíficos meninos, cujas bandeiras com a foice e o martelo não têm tanto sangue como a cruz gamada?

Só que em democracia as ideias e as opiniões é suposto serem livres, por péssimas que sejam, e o nosso desgosto com elas não devem servir de agravante penal, sob pena de politização da justiça.»
http://abrupto.blogspot.com/2008/10/...ara-fazer.html