terça-feira, 7 de agosto de 2007

Estados Unidos não sabem onde estão as armas


Relatório revela que 30 por cento do armamento enviado para o Iraque desapareceu.


O Pentágono desconhece o paradeiro de 190 mil armas que foram enviadas para forças de segurança iraquianas. Um relatório do Government Accountability Office, órgão de investigação norte-americano, demonstrou o desaparecimento deste armamento, escreve a BBC.
O número representa 30% do total de armamentos distribuídos no Iraque nos últimos três anos. Correspondentes temem que milhares de AK-47 e pistolas tenham sido desviados e ido parar nas mãos de milícias que lutam contra a ocupação americana no Iraque.
A distribuição desordenada terá sido a culpada do desaparecimento, segundo o relatório do órgão de investigação.
O Government Accountability Office (GAO) estima que 110 mil AK-47 e 80 mil pistolas tenham desaparecido depois de comparar dados contidos nos livros de registro do Comando de Segurança Multinacional para a Transição do Iraque (MNSTC-I, em inglês) e informações divulgadas pelo general de comando David Petraeus, referentes ao número de armas e equipamentos encomendados.
O relatório foi divulgado em meio de uma batalha política sobre o progresso da guerra no Iraque.
Em Setembro, o General Petraeus e o embaixador americano no Iraque Ryan Crocker devem apresentar ao Congresso resultados dos esforços empreendidos pelas forças aliadas para combater a violência sectária e fortalecer o governo iraquiano.




http://www.portugaldiario.iol.pt/not...516&div_id=291

Sem comentários: