sábado, 4 de agosto de 2007

Portugal e Espanha desmantelam rede de imigração ilegal na Península Ibérica

inline image
As autoridades espanholas e portuguesas desmantelaram hoje uma rede dedicada à imigração ilegal que favorecia a entrada nos dois países da Península Ibérica de trabalhadores estrangeiros para o sector da construção.

A operação, que terminou com a detenção de duas pessoas (um homem e uma mulher), foi conduzida por agentes da Brigada Provincial de Estrangeiros e Documentação das Astúrias em colaboração com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Segurança Social e a Inspecção-geral de Trabalho de Portugal.

Esta é a sexta operação do género desenvolvida este ano contra redes de favorecimento à imigração ilegal.




Os membros da rede mantinham uma complexa teia empresarial, que passava pela constituição de entidades comerciais tanto em Portugal como em Espanha, recrutando depois imigrantes brasileiros que, com documentação falsa, tentavam colocar em empresas do ramo da construção.

Os imigrantes recrutados pela rede confiavam na promessa de emprego digno e só à chegada percebiam que a documentação que tinham era falsa, acabando por ir trabalhar para várias empresas de construção civil, nomeadamente nas Astúrias.

A polícia sublinha que as condições laborais dos trabalhadores violavam os seus direitos, tanto em Portugal como em Espanha.

fonte

Sem comentários: