sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Loures: Agentes da PSP desmobilizam na Quinta da Fonte, várias detenções e apreensões de armas




Lisboa, 29 Nov (Lusa) - Os agentes da PSP já começaram a desmobilizar a operação no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, durante a qual foram efectuadas cerca de 40 buscas domiciliárias, feitas detenções e apreendidas armas brancas e de fogo.
Desde as 07:00, 250 agentes da PSP espalharam-se pelas ruas do bairro, controlando todas as saídas e entradas, procedendo à identificação das pessoas.
Vários agentes da PSP encontravam-se ainda nos terraços de vários edifícios do bairro de realojamento social.
Em declarações à agência Lusa, a porta-voz da PSP, a sub-comissária Paula Monteiro, adiantou que a operação teve origem em relatos de moradores que se queixavam de insegurança, assim como de empresas de transportes públicos que mencionavam vandalismo e ilícitos criminais.
Na base da acção estão ainda relatos de tiros esporádicos que indiciavam a existência de armas de fogo no bairro.
A porta-voz da PSP, Paula Monteiro adiantou à Lusa que o objectivo da operação era conferir um sentimento de segurança à população que circula e habita no bairro e tentar a apreensão de armas de fogo.
Segundo a subcomissária, a operação decorreu sem incidentes, estando já a ser levantado o perímetro de segurança do bairro.
Na operação estiveram envolvidos agentes da Segunda Divisão da PSP, todas as esquadras de investigação criminal do comando de Lisboa, do corpo de intervenção, grupo de operações especiais, departamento de armas e explosivos da PSP e autoridade judicial através de magistrados.
Apesar de ainda não haver dados sobre as detenções e apreensões, Paula Monteiro indicou que foram apreendidas várias armas brancas e armas de fogo e uma arma eléctrica, cuja apreensão é pouco usual neste tipo de operação.
Paula Monteiro remeteu para a parte da tarde a divulgação dos dados sobre esta operação.
A Quinta da Fonte é um bairro social onde estão realojadas as pessoas que viviam na zona onde foi construída a Expo'98, Parque das Nações.
É uma população multicultural, sendo 40 por cento oriundos de países africanos, outros 40 por cento de etnia cigana e 20 por cento portuguesa.
A população é jovem com a maioria dos moradores a beneficiar do rendimento de Reinserção Social.
HN/MYD
Lusa/Fim

Sem comentários: