sexta-feira, 14 de setembro de 2007

A cena política portuguesa

A cena política portuguesa
(Este texto, originalmente em italiano, foi transmitido pela Radio Bandiera Nera [1], num programa dedicado à cena política portuguesa)

Existe um nacionalismo português? Apesar de Portugal ser um pequeno país, existem vários grupos nacionalistas. O PNR - Partido Nacional Renovador é o rosto político nacionalista no país. O PNR nasce em 2000 em bases explicitamente nacionalistas e cresceu de modo exponencial desde a sua fundação. Nas últimas eleições, em 2005, o PNR recolheu 10.000 votos, 0,2% dos eleitores. Nos últimos tempos, uma estratégia de propaganda agressiva atraiu sobre si a atenção da imprensa. Por exemplo, em Abril de 2007, o partido colocou um outdoor no centro da capital, defendendo a criação de uma legislação restritiva sobre a imigração, acabando nas primeiras páginas dos maiores jornais diários por diversas semanas. Além disso, o PNR organiza manifestações e conferências, a que acorrem outros grupos nacionalistas como Terra, Identidade, Resistência, um movimento nacional-revolucionário. Sob a bandeira negra e vermelha dos anarquistas, esta organização promove uma visão socialista nacional. Outro grupo influente é a Causa Identitária, uma versão portuguesa dos franceses Les Identitaires, que têm uma preocupação significativa na sua formação.

Não é fácil dizer-se nacionalista em Portugal. Depois da queda do regime de Salazar, o período revolucionário dos anos 70 criou uma ditadura cultural de esquerda que apagou e proibiu qualquer referência social e cultural contrária. Por outro lado, a repressão policial acentuou-se até à classificação por parte dos serviços secretos do grupo Hammerskin português como ameaça à segurança nacional, apesar de não terem existido incidentes desde 1995, quando um imigrante cabo-verdiano morre numa rixa com skinheads. Eram tempos mais duros, com uma política propagandística concentrada principalmente nos estádios e nas ruas, com incidentes habituais. Hoje o nacionalismo praticamente desapareceu dos estádios e a figura do soldado de rua foi substituída pela do soldado político. Mas apesar de todos os esforços contrários, a verdade é que o nacionalismo está a progredir lentamente em Portugal. A internet forneceu novos meios de comunicação e difusão, que permitiram evitar o boicote por parte da imprensa mainstream através do nascimento de numerosos blogues e fóruns de discussão. O mais conhecido é seguramente o Fórum Nacional que conta mais de 4.000 membros. A internet permitiu também a reorganização dos movimentos nacionais. Depois de um assalto massivo numa praia portuguesa, o PNR conseguiu juntar nas ruas de Lisboa, através do Fórum Nacional, cerca de um milhar de portugueses, uma das maiores manifestações nacionalistas dos últimos 20 anos. Obviamente citamos também a antena portuguesa do Novopress: pt.novopress.info, uma das melhores, seja do ponto de vista gráfico ou de conteúdos. Há ainda muito a fazer no movimento em Portugal, mas como vemos existem também óptimos pressupostos e muita vontade.



In: Pt.novopress.info

Sem comentários: