domingo, 9 de setembro de 2007

Corveta da Marinha apanha 179 ilegais



A Corveta Jacinto Cândido, da Marinha portuguesa, interceptou esta semana, ao largo do Senegal, uma embarcação com 179 imigrantes ilegais a bordo, informou hoje este ramo das Forças Armadas, escreve a Lusa.

A corveta está empenhada na segunda fase da operação europeia Hera 2007, que tem como objectivo controlar e minimizar o fluxo de imigrantes ilegais oriundos de África que tentam alcançar as ilhas Canárias, em Espanha.

De acordo com um comunicado hoje divulgado pela Marinha, a embarcação foi localizada e interceptada a 04 de Setembro, terça-feira, ao final da tarde.

Autoridades senegalesas a bordo «actuaram no sentido da embarcação divergir rumo a Dakar, o que foi acatado sem resistência», ao contrário do acontecido em anteriores operações, adianta.

A perseguição foi lançada na sequência de uma informação transmitida à Jacinto Cândido, que se encontrava em patrulha, pelo Centro Coordenador de Operações em Dakar, capital senegalesa, de que a embarcação teria saído do sul do país às 5:00 do mesmo dia.

«Tendo em conta as rotas normalmente seguidas, e com base na experiência adquirida nas ultimas duas intercepções, foi calculada uma área de maior probabilidade que se veio a confirmar ser correcta, após verificação positiva de uma aeronave de patrulha, também entretanto destacada para as buscas», adianta a mesma fonte em comunicado.

Após a intercepção, o transbordo dos 179 imigrantes ilegais a bordo foi feito já na madrugada de quarta-feira com apoio de um navio patrulha da Guardia Civil espanhola, enviado para o local devido «à distância a que a embarcação se encontrava de costa e de Dakar». A embarcação, considerada um perigo para a navegação, foi posteriormente afundada, e a corveta Jacinto Cândido regressou à missão de patrulha, adianta a Marinha.



http://www.portugaldiario.iol.pt/not...905&div_id=291

Sem comentários: