quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Ministro diz que não há crise no País


O ministro da Economia, Manuel Pinho, desvalorizou ontem as sucessivas revisões em baixa das previsões de crescimento económico da Zona Euro – ontem por Bruxelas, na semana passada pela OCDE e FMI – afirmando que a economia portuguesa “está no bom caminho para uma retoma sólida”, não havendo “qualquer indicação de crise”.


“Pelo segundo trimestre, o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] português foi superior ao da Zona Euro”, exemplificou Manuel Pinho.

O governante desvalorizou também as palavras do governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, sobre a possibilidade de a crise hipotecária nos EUA se repercutir na economia portuguesa. “Não há indícios ou situações específicas de que isso está a acontecer”, disse o ministro.

Manuel Pinho falou à margem da conferência sobre o impacto da presidência portuguesa da UE nas pequenas e médias empresas (PME), onde garantiu que o Governo vai debater a política europeia para as PME. “Queremos acrescentar mais incentivos às PME como fomentar o acesso a mercados terceiros, uma melhor política energética e um modelo de financiamento que favoreça estas empresas”, enumerou o governante.

CM

Sem comentários: