segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Imigração ilegal

Imigração ilegal: aplicada caução de três mil euros a empresário brasileiro
07.09.2007 - 16h14 Lusa

inline image
Um empresário brasileiro detido quarta-feira em Barcelos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) por suspeita dos crimes de auxílio e angariação de mão-de-obra ilegal, foi sujeito ao pagamento de uma caução de três mil euros.

O empresário fica ainda obrigado, pelo Tribunal de Barcelos, a apresentar-se quinzenalmente num posto de polícia até ao julgamento, segundo um comunicado emitido hoje pelo SEF.

O SEF diz ter recolhido documentos indicativos de que o empresário terá promovido, nos últimos meses, a vinda de vários outros imigrantes brasileiros, de forma ilegal.

Segundo o SEF, o arguido "angariava, no seu país de origem, cidadãos para trabalhar na sua empresa, os quais auxiliava a entrar em Portugal na falsa qualidade de turistas".

Em território português, "não celebrava contratos de trabalho nem regularizava a situação destes trabalhadores junto da Segurança Social, utilizando a sua situação de ilegalidade para exercer sobre eles coacção psicológica no intuito de os sujeitar a condições de trabalho degradantes", acrescenta o comunicado.

Sem comentários: