sábado, 16 de junho de 2007

“Não conheço nada mais estúpido que a esquerda”

A esquerda “deixou de ser esquerda” e tornou-se “estúpida“, afirmou Prémio Nobel da Literatura José Saramago, que acusou também os governos de estarem a tornar-se “em comissários do poder económico“.

Já não há governos socialistas, ainda que tenham esse nome os partidos que estão no poder“, afirmou hoje o escritor a respeito de executivos como o português e o italiano, citado pela agência EFE no último dia da conferência “Lições e Mestres”, em Santilhana del Mar, no norte de Espanha.

Antes gostávamos de dizer que a direita era estúpida, mas hoje em dia não conheço nada mais estúpido que a esquerda“, afirmou o octogenário escritor e militante histórico do Partido Comunista Português.

Fugindo ao tema literário, Saramago acabou por dedicar grande parte da sua intervenção aos problemas das democracias contemporâneas, que na sua opinião “não passam de plutocracias“, e apelou à insubmissão da população, segundo relata a agência espanhola.

O mundo é dirigido por organismos que não são democráticos, como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio“, acusou.

É altura de protestar

Para Saramago, “é altura de protestar, porque se nos deixamos levar pelos poderes que nos governam e não fazemos nada por contestá-los, pode dizer-se que merecemos o que temos“.

Estamos a chegar ao fim de uma civilização e aproximam-se tempos de obscuridade, o fascismo pode regressar; já não há muito tempo para mudar o mundo“, afirmou José Saramago.

4 comentários:

Sr Martelo disse...

Vocês ja colocam textos de Um comunista no vosso blog? :O

o que ele se refere é sem dúvida ao PS e partido satélite conhecido como BE, ele no fim até afirma que devemos ter a necessidade de nos alertar contra o fascismo.

NODDY disse...

este blog nao é so nacionalista... tambem ponho de outras coisas...

Anónimo disse...

vive que nem um nabado.................. da silva.......

Anónimo disse...

vive que nem um nabado.................. da silva.......