quarta-feira, 27 de junho de 2007

Ocupação de casas para habitação


Casa Pound: Câmara de Roma promete pacificação mas declara guerra

Casa Pound (ver sítio) é um edifício abandonado ocupado pelos nacionalistas de Roma. Actualmente, funciona não só como habitação para diversas famílias italianas que de outra forma não teriam tecto, mas também como centro cultural alternativo. Vai buscar o seu nome a Ezra Pound, poeta norte-americano e histórico crítico da usura. Este texto baseia-se num comunicado emitido pelos ocupantes da Casa Pound contra a decisão da Câmara em desocupar o edifício.

É desta forma que Gianluca Iannone, porta-voz da Casa Pound – histórica ocupação da direita radical em Roma – comenta a proposta que estará sujeita, até Junho, à aprovação da autarquia. “Este Presidente da Câmara promete a pacificação mas ao mesmo tempo anuncia desocupações forçadas. Mesmo com mais de 50 ocupações “vermelhas”, parte das quais entretanto regularizadas, a Câmara prossegue com a sistemática eliminação das ocupações de direita; Casa D’Italia Torrino, da qual foram despejadas 15 famílias, a única ocupação a ter recebido uma certa dose de atenção; Casa d’Italia Boccea, com 8 núcleos familiares despejados; Casa D’Italia Parioli, com 23 famílias empurradas para dentro de cómodos contentores; Casa D’Italia Monti, com 4 famílias despejadas sem destino”. Continua Iannone com a acusação à Câmara de Roma. “A Casa Pound, além de ter dado um tecto a 15 famílias italianas em estado de emergência habitativa, é um pólo cultural reconhecido a nível nacional; as conferências organizadas por nós contaram com a participação de ilustres expoentes do mundo cultural, desportivo e jornalístico”. Iannone prossegue com a amarga consideração de que um um posto avançado de cultura e liberdade, situado no centro da chinatown romana, lugar de ilegalidade difundida, de violência nocturna e de droga, falso exemplo de integração multiétnica, deva estar hoje debaixo do ataque de uma administração que pouco se importa com a segurança dos seus cidadãos”. “Na Casa Pound encontram hospitalidade associações como a ONLUS, que se batem pelo direito à sobrevivência dos povos oprimidos, lugares para fazer música a preços muito abaixo daqueles que o mercado oferece, representando de facto um baluarte contra droga e criminalidade; na Casa Pound os cidadãos da Europa e de Itália encontram alojamento numa capital onde os turistas e visitantes têm que pagar preços absurdos por uma cama”. Conclui Iannone com aquela que parece tudo menos que uma rendição “Casa Pound é uma ideia, e para desocupar uma ideia, é preciso bem mais que uma ordem camarária; aqui um mundo inteiro elegeu a própria residencia e é com todos nós que o Presidente da Câmara e o seu braço armado terão de confrontar-se”.


Ocupação Não-Conforme



Comunicado de Gianluca Iannone, porta-voz do movimento OSA (”Occupazione Scopo Abitativo”, Ocupação com Propósito Habitacional em português), sobre a nova ocupação efectuada no município de Guidonia [dia 4 de Junho].

“Esta manhã 10 famílias em grave estado de emergência habitacional ocuparam um prédio na rua Monte Bianco em Colleverde, no município de Guidonia”. Quem o declara é Gianluca Iannone, porta-voz do movimento OSA. Já é tempo para que os cidadãos italianos reconquistem espaços abandonados há decadas, como no caso deste edifício. O estado de abandono de centenas de prédios conduz, na maior parte das vezes, a graves situações de especulação sobre a pele do povo italiano”.

Iannone continua, desejando que a “administração municipal de Guidonia tome parte dos interesses dos ocupantes e não do especulador, já atingido pela falência e certamente pouco interessado na manutenção de um prédio que reprensentava, há quase dez anos, uma afronta na zona”. Conclui o comunicado com a consideração de que “é sintomática a aproximição da população local a uma ocupação que vê como protagonistas famílias italianas com a simples intenção de ter uma casa e requalificar o sítio”.




Nova Ocupação não-conforme

Os membros do projecto italiano OSA (Occupazioni Scopo Abitativo) ocuparam durante a manhã de ontem um edifício devoluto localizado no bairro romano de Prati. Usado inicialmente como escola, o edifício encontrava-se em estado de abandono há mais de seis anos, dando agora abrigo a cerca de vinte famílias italianas com severas necessidades habitacionais.
Nasceu assim a Casa Italia Prati.


http://pt.novopress.info/

Sem comentários: