quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Administração vai "iniciar procedimentos legais" contra José Rodrigues dos Santos


Polémica na RTP

Administração vai "iniciar procedimentos legais" contra José Rodrigues dos Santos

A administração da RTP anunciou hoje que vai "iniciar procedimentos legais" contra o jornalista José Rodrigues dos Santos na sequência das acusações deste sobre alegadas ingerências do conselho de administração em matéria editorial.


"O Conselho de Administração decidiu iniciar os procedimentos legais que as circunstâncias requerem" face às declarações de José Rodrigues dos Santos ao jornal Público, do dia 7 de Outubro, afirma hoje a administração em comunicado, sem concretizar que medidas irá tomar.


Em entrevista dada domingo passado à revista Pública, o pivot da RTP afirmou que a administração da RTP interferiu na nomeação de Rosa Veloso para correspondente em Madrid em 2004, decisão que, segundo defendeu, compete apenas à Direcção de Informação.


A alegada interferência levou José Rodrigues dos Santos a demitir-se, juntamente com a restante equipa da Direcção de Informação.


No comunicado hoje divulgado, a administração "repudia veementemente (as afirmações de José Rodrigues dos Santos), por serem falsas" e atribui-lhes "a maior gravidade, uma vez que põem em causa a imagem da RTP, designadamente no que toca à informação prestada aos portugueses".


Avisando que o jornalista "terá de fundamentar" as acusações feitas à administração da empresa - de interferência em matéria editorial, de veicular para a Direcção de Informação recados dados pelo poder político e de sujeitar o jornalista a tratamentos indignos -, o Conselho de Administração rejeita as críticas e acusa José Rodrigues dos Santos de adoptar uma "estratégia de vitimização e busca de protagonismo".


Administração quer "esclarecimento rigoroso"


O administrador da RTP Luís Marques disse entretanto à Lusa que os procedimentos anunciados pela administração contra José Rodrigues dos Santos serão concretizados, numa primeira fase, num "esclarecimento rigoroso" das acusações avançadas pelo jornalista.


"A primeira fase (dos procedimentos legais) será um esclarecimento rigoroso do que realmente foi dito aos vários órgãos de informação", afirmou Luís Marques.


O mesmo responsável adiantou que "ainda não se está numa fase de processo disciplinar", sem afastar a possibilidade dessa medida ser adoptada.


Com Lusa

Sem comentários: