segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Novo cartaz do PNR está a suscitar uma opinião favorável entre os lisboetas














O novo cartaz do Partido Nacional renovador (PNR) está a suscitar uma opinião favorável entre os lisboetas. O PortugalDiário esteve, esta tarde, no Marquês de Pombal e ouviu algumas pessoas que não hesitam em dizer que os nacionalistas «têm razão».
«O cartaz está bem feito na medida em que reivindicam a liberdade do homem», disse um cidadão, que não quis ser identificado. «Estamos numa democracia e há liberdade de expressão. Se os de extrema-esquerda têm liberdade de falar, os de extrema-direita também têm que ter», frisou.
O PortugalDiário abordou um jovem estudante que, embora apressado, soltou um «eles têm razão».
«Este fim-de-semana lembrei-me deles», contou um senhor que passava em frente ao cartaz. «Tenho lá uns imigrantes no prédio que não merecem cá estar», gracejou. Contudo, «a lei é para ser cumprida. Com certeza que não é só perseguição», concluiu.
O cartaz foi colocado «numa altura oportuna, porque passou-se o 5 de Outubro, celebração da implantação da República, e um dos temas que tem estado na ordem do dia é a questão das diversas liberdades, tal como a liberdade de reunião, manifestação e de expressão», explicou Luís Guerreiro, um estudante lisboeta, ao PortugalDiário.
«Quanto a este caso específico, não lhes posso atribuir muita razão porque a lei é explícita. Mas concordo em absoluto que os nacionalistas de um modo geral, ou os partidos mais à direita do que o CDS-PP, são conotados com uma imagem extremamente negativa», continuou o estudante.
Num tom sarcástico, Luís Guerreiro acrescentou: «a cruz suástica é má, o martelo e a foice são aceitáveis. Hitler é mau, Estaline e Mao Tsé-Tung são aceitáveis».
«Não é uma grande surpresa
Contactado pelo PortugalDiário, o líder do PNR, José Pinto Coelho, não se mostrou surpreendido com a opinião destes lisboetas. «Não é uma grande surpresa», revelou. «Tenho ouvido opiniões e há uma dose de indignação nas pessoas», disse. «Se as coisas não são faladas as pessoas vão-se calando. Mas no fundo sei que esta é a opinião das pessoas», afirmou.
Para o líder, «as pessoas falam em cumprir a lei mas porque não sabem que existe uma ilegalidade muito grave». José Pinto Coelho explicou que com a entrada em vigor do novo Código de Processo Penal, o dirigente do PNR, Vasco Leitão, deveria ter sido libertado, mas foi redigida à pressa uma nova acusação, já depois do prazo, para manter este nacionalista preso.
«Isto é ilegal», assinalou.
Questionado sobre a escolta do cartaz, o líder informou que vai estar no Marquês «hoje ou amanhã à noite para dar apoio às pessoas». «Se os meus apoiantes têm estas reacções espontâneas eu tenho que ir lá dar o meu apoio. A proximidade com as bases é fundamental», defendeu.

http://www.portugaldiario.iol.pt/not...920&div_id=291

Sem comentários: