sábado, 20 de outubro de 2007

Nova Guerra


Bush adverte para risco de «3ª guerra mundial»


O presidente norte-americano George W. Bush declarou esta quarta-feira que os líderes internacionais devem impedir o Irão de se dotar da arma nuclear, se quiserem «evitar uma terceira guerra mundial».«Temos um dirigente iraniano que anunciou que desejava destruir Israel», recordou Bush durante uma conferência de imprensa na Casa Branca, após uma advertência da Rússia contra qualquer acção militar visando o programa nuclear de Teerão, diz a «Lusa».


«Foi por isso que disse (aos líderes mundiais): se querem evitar uma terceira guerra mundial, acho que deveriam tentar impedi-los de obter os conhecimentos necessários para fabricar uma arma nuclear», declarou.

Em relação à Coreia do Norte, Bush advertiu que «haverá consequências» se Pyongyang não respeitar os seus compromissos em matéria de desmantelamento dos seus programas nucleares.


«Se faltarem à sua promessa declararam que nos mostrariam as armas, interromperiam os programas de armamento e parariam a proliferação, se não fizerem o que disseram, estamos agora em posição de garantir que compreendam que haverá consequências», sublinhou.


Segundo um acordo recente conseguido nas últimas conversações multilaterais sobre o seu programa nuclear, a Coreia do Norte comprometeu-se a desmantelar a sua principal instalação, em Yongbyon, sob fiscalização dos Estados Unidos, e a fornecer uma lista completa do seu programa atómico até ao final do ano.

Em contrapartida, receberá uma ajuda energética, equivalente a um milhão de toneladas de combustível, incluindo as cem mil toneladas já fornecidas pela Coreia do Sul e pela China.


In Agência Financeira

Sem comentários: