terça-feira, 9 de outubro de 2007

O outro lado do mito

(via Diário de Notícias) “Disparei uma bala de calibre 32 contra o hemisfério direito do seu cérebro que saiu pela têmpora esquerda. Ele gemeu por uns momentos e depois morreu.” Esta é a fria descrição feita por Ernesto Guevara do momento em que executou Eutimio Guerra, um camponês que servia de guia aos “barbudos” na Sierra Maestra e que se revelou um traidor. É o outro lado do revolucionário que ficou esquecido atrás da imagem de herói de Che, que começou a nascer no dia da sua morte, há 40 anos, em La Higuera, na Bolívia.

The Hidden Face of Che (A Face Escondida de Che), escrita pelo exilado cubano Jacobo Machover, é a mais recente biografia do médico cubano-argentino que se juntou a Fidel Castro no México, chegou a Cuba no iate Granma e após três anos de guerrilha nas montanhas cubanas, entrou vencedor em Havana.

No livro, destaca-se o papel de Che e o seu envolvimento na execução dos “traidores” e dos “contra-revolucionários”, nomeadamente na prisão de La Cabaña onde em seis meses, diz o autor, foram executados 180 prisioneiros após julgamentos sumários. “Ele subia a um muro e deitava-se de costas a fumar um charuto enquanto assistia às execuções”, escreve Machover, citando um dos antigos camaradas de Che, Daniel Alarcón Ramirez.

“Atacar uma figura quase lendária não é uma tarefa fácil”, disse o autor ao The Sunday Times. “Ele tem tantos defensores. Eles forjaram o culto de um herói intocável”, acrescenta, apontando, antes de mais, o dedo aos “intelectuais” franceses que visitaram Havana nos primeiros anos do regime.

Mas os seus carrascos acabaram também por ser aqueles que potenciaram o mito. Depois de capturado a 8 de Outubro de 1967 na quebrada do Churo, após 11 meses de guerrilha na Bolívia, Che Guevara foi executado um dia depois. Além da célebre fotografia de Alberto Korda, tirada em 1960, as imagens do seu cadáver do boliviano Freddy Alborta, a lembrar as de um Cristo barroco, também serviram para o imortalizar. Depois de o exporem à curiosidade mundial, os seus executores cortaram-lhe as mãos - para dificultar a identificação - e enterraram-no em segredo. O corpo só seria descoberto três décadas depois.

Tendo sido morto aos 39 anos, Che também escapou à decadência física, que agora vemos em Fidel Castro (dois anos mais velho), e à decadência política daquilo em que acreditava e que culminaria na queda do muro de Berlim e da União Soviética. Na realidade, a vida do Che esteve marcada pelas derrotas. “Como médico, nunca exerceu a profissão. Como ministro e embaixador, não conseguiu o que queria. Como guerrilheiro, foi eficiente apenas a matar por causas sem futuro”, disse à revista brasileira Veja o historiador cubano Jaime Suchlicki.



pt.novopress.info

2 comentários:

linfoma_a-escrota disse...

pessoas que pregam violencia contra estrangeiros agora ficam chocados com evidencias de assassinio em tempo de guerra de que toda a gente ja tinha conhecimento e ficam chocadissimos so porque lhes convém, opá, lê o livro dele das viajens e tlvs entendas até te eskeceres e voltares para kem és, uma coisa é certa, escreve melhor que tu

www.canalfodasse.blogspot.com

André disse...

como é que alguem que nunca me viu escrever sabe se ele escreve melhor que eu? e alem disso eu alguma vez disse que era violento?