domingo, 22 de julho de 2007

JPC é só azul, do Belenenses ao sangue


É ver no DN de hoje.
http://dn.sapo.pt/2007/07/21/dngente...ta_sangue.html

Política está no sangue

GENEA PORTUGAL

O líder partidário é sócio fundador da Associação de Famílias Numerosas
José de Almeida e Vasconcellos Pinto Coelho, presidente do Partido Nacional Renovador, nasceu em Lisboa, na Clínica de São Miguel, freguesia do Campo Grande, a 27 de Setembro de 1960. É o segundo filho de Maria Pia Penalva de Almeida e Vasconcellos e de José Gabriel Braamcamp Freire Pinto Coelho.

O seu pai, após a revolução de 1974, foi para o Brasil, onde trabalhou como arquitecto até 1981, tendo também deixado obra em Macau. José Pinto Coelho é casado e tem cinco filhos, sendo muito justamente sócio fundador da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

O seu avô paterno, Luís da Câmara Pinto Coelho, nasceu em Coimbra. Foi advogado, professor de Direito, deputado e diplomata, tendo sido embaixador de Portugal em Madrid e em Buenos Aires. Casou com Maria da Madre de Deus Amado Braamcamp Freire, filha dos 4.ºs barões de Almeirim, de quem teve seis filhos, dos quais destacamos o pintor Luís Pinto Coelho, retratista de fama internacional, falecido em 2001.

José Pinto Coelho é bisneto do professor José Gabriel Pinto Coelho, reitor da Universidade de Lisboa, presidente da Câmara Corporativa, e de sua mulher D. Maria do Carmo da Câmara, neta dos marqueses da Ribeira Grande. A sua bisavó descende dos duques de Lafões, e por esta linha de D. Pedro II de Bragança, rei de Portugal.

Foi seu trisavô Domingos Pinto Coelho, bastonário da Ordem dos Advogados, senador, jornalista, etc., e de sua mulher Ludovina da Silva Carvalho, neta do notável estadista liberal José da Silva Carvalho. Num campo político oposto, encontramos o tetravô de José Pinto Coelho, também jurista e jornalista, mas seguidor do partido de D. Miguel, o desembargador Carlos Zeferino Pinto Coelho.

Na família materna também se destaca seu bisavô Fernando de Almeida e Vasconcellos, professor universitário; seu trisavô o 1.º visconde de Penalva, capitalista; e o seu quinto-avô conde do Bonfim, militar e ministro liberal. Por via materna descende ainda José Pinto Coelho, candidato derrotado à Câmara de Lisboa, dos marqueses de Belas, de Borba e de Tancos.

Sem comentários: