segunda-feira, 23 de julho de 2007

Partido suiço apela à expulsão de criminosos estrangeiros

O Schweizerische Volkspartei [1] (Partido Popular Suiço), formação suiça maioritária na câmara baixa do parlamento e integrante da coligação que governa o país, lançou recentemente uma campanha nacional apoiando a expulsão forçada de todos os criminosos estrangeiros.

Os grandes cartazes que o SVP desenhou para esta campanha eleitoral mostram uma mensagem clara: três ovelhas brancas numa área delimitada com a bandeira suiça expulsam uma ovelha negra, que simboliza o criminoso estrangeiro. A legenda diz “trazendo segurança”.

O SVP espalhou uma grande quantidade destas imagens, que estarão à vista por toda a Suiça durante este Verão. Esta campanha política pró-europeia é já considerada a maior de sempre levada a cabo pelo partido, que investiu 400 000 francos nesta estratégia, um terço de todo o orçamento disponível para as eleições de Outubro. Esta iniciativa, oficialmente lançada em 30 de Junho, reclama que todos os estrangeiros que tenham cometido homicidio, violação, actos de extrema violência, tráfico de droga ou pessoas ou que tenham abusado da segurança social, devem ser expulsos do país.

Vários grupos de defesa dos imigrantes já reagiram contra o partido e os seus apoiantes, considerando a campanha “racista e xenófoba”. O SVP está regularmente envolvido em polémicas. Há pouco tempo, tentou banir a construção de minaretes nas mesquistas, provocando acusações de islamofobia. Mesmo assim, o partido é uma das principais forças políticas suiças, tendo a sua proposta de manter o voto como direito exclusivo a suiços sido aprovada por 70% da população.



in: novopress

Sem comentários: