segunda-feira, 16 de julho de 2007
Pigmeus são hospedados em zôo e geram protestos
Defensores dos direitos humanos na República do Congo acusaram nesta sexta-feira organizadores de um festival de música de maltratar um grupo de músicos pigmeus ao colocá-los em barracas em um zoológico, em vez de hotéis.
Enquanto outros artistas convidados para o evento foram acomodados em hotéis na capital Brazzaville, os cerca de 20 pigmeus congoleses foram colocados em tendas na área do zoológico da cidade.
Os pigmeus, vindos da região de Likouala, vinham apanhando madeira diariamente no zoológico para preparar fogueiras e cozinhar seus alimentos, disse a repórteres Roger Bouka Owoko, diretor do Observatório Congolês de Direitos Humanos.
"Não é normal seres-humanos serem tratados assim. Queremos saber por que os organizadores pensaram em colocar os pigmeus no zoológico. Denunciamos isso como discriminação", afirmou Owoko. Ele disse que no grupo há um bebê de três meses.
Os organizadores do festival, que termina no sábado, disseram à Rádio France Internacional que, como os pigmeus geralmente vivem na floresta, eles tentaram recriar seu habitat natural no zoológico.
O governo, no entanto, afirmou que os mudaria para um hotel.
fonte
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário